quarta-feira, maio 09, 2007


«Se há algum culto que merece a nossa participação é um culto da vida, cujo ritual é o prazer e cujo mito é a biografia íntima de Gaia.» – Richard Heinberg

O homem necessita reconciliar-se consigo e com os seus semelhantes para se reconciliar com a natureza., pois «os desequilíbrios (...) tão frequentemente observados hoje nos nossos universos de metal, vidro e betão são (...) marcados por uma profunda ruptura que se consumou (...) entre o homem e a natureza», ficando nós «bruscamente amputados do nosso ambiente natural e cultural. Porque se o homem cria ambientes novos inteiramente artificiais, estes irão marcá-lo, por sua vez. O ambiente não é neutro: suporte da nossa existência, ele deverá manter-se o cordão umbilical que nos liga a essa natureza em que vivemos e que nos contém. Esquecê-lo seria expor-se aos mais graves perigos. Entre o computador e o castanheiro, se fosse preciso escolher, seria o castanheiro o que se deveria conservar.» - Jean-Marie Pelt (1996)

«A nossa aventura não consiste na manipulação da "natureza inorgânica", mas na relação inefável com um mundo animado e inteligente que só um olhar mito-poético renovado pode captar.» - David Watson

«O homem branco deve os seus avanços tecnológicos ao desinteresse que mostra pela via espiritual e pelos usos e costumes de todas as coisas vivas. O desejo de posse material e de poder tornou o homem branco cego aos sofrimentos que inflige à nossa mãe nutriente, a Terra, na sua busca daquilo a que chama de recursos naturais.» - Thomas banyacya (guia espiritual Hopi)

«Na ecologia académica (…) as únicas coisas que se fazem nos trabalhos de campo é medir e recolher amostras. A contemplação profunda da natureza infelizmente é considerada perda de tempo, mas, na realidade, é decisiva para a nossa compreensão do planeta e para o nosso desenvolvimento pessoal.» - Stephan Harding (1996)

«Vivemos numa sociedade que premeia e concede honras a bandidos corporativos – directores das grandes empresas que directa ou indirectamente saqueiam os recursos da Terra e procuram acima de tudo os lucros dos accionistas – ao mesmo tempo que sujeita os pobres a um sistema de "justiça" arbitrário e brutal. (…) Temos de reordenar a sociedade para que cada pessoa seja vista como sagrada e valiosa e que NENHUM homem esteja acima da lei, não importa quantos políticos tenha comprado.» - Michael Moore (2001)


1 comentário:

Anónimo disse...

UMA MÃO CHEIA DE CHAPLIN
DE 23 A 31 DE MAIO 2007
NO JARDIM REPÚBLICA EM ALMEIRIM


Este ciclo de cinema planificado para ser exibido ao ar-livre é organizada pela Câmara Municipal de Almeirim e tem a sua programação assinada pela Círculo Solar- Maternidade de Ideias.

Inteiramente dedicado ao génio de Charlie Chaplin os cinco filmes que enchem esta mão, demonstram bem talento do autor-total. Todos os filme apresentados são realizados, musicados, interpretados pelo próprio Chaplin.

O Jardim República, fica no centro de Almeirim. Charlie Chaplin justifica a viagem e Almeirim vale a visita.

A entrada é livre.


PROGRAMAÇÃO

SESSÃO DE ABERTURA - Quarta-feira 23 de Maio 2007, 21:30h
* O Miúdo – 68' – 1921 – filme mudo

Quinta-feira, 24 de Maio 2007, 21:30h
* A quimera do Ouro – 92'–1925 – filme mudo

Sábado, 26 de Maio 2007 , 21:30
*O Circo – 96' - 1928 – filme mudo

Quarta-feira 30 de Maio 2007, 21:30
*Tempos modernos – 83' - 1936 – filme mudo

SESSÃO DE ENCERRAMENTO, Quinta-feira, 31 de Maio 2007, 21:30h
* O Grande Ditador – 120' – 1940 – filme sonoro