sexta-feira, maio 26, 2006

Vocês aceitariam pacificamente que fosse instalado em Alpiarça um depósito de lixo tóxico – sem que ninguém da autarquia se molestasse em impedir o contacto das substâncias tóxicas com os aquíferos subterrâneos (de onde é extraída a água que nos chega às toneiras)?! Pois é isso mesmo que está a acontecer debaixo dos nossos narizes!... Refiro-me à lixeira de Alpiarça, cuja “selagem” foi criminosamente (pelo menos do ponto de vista moral) inepta e irresponsável! Uma vez mais, esta autarquia demonstrou desprezo pela saúde pública e pelo ambiente em geral com a sua mentalidade terceiro-mundista de varrer o lixo para debaixo do “tapete” (sorte do executivo camarário que eu não estava cá na altura…).
A única vantagem apreciável entre o antes e o depois da “selagem”, é que agora não temos o lixo arder naquele local infecto, libertando para a atmosfera algumas das piores substâncias inventadas pelo homem – mas estas continuam activas nos lixiviados (as escorrências)… Por incrível que pareça, não se fazem análises orientadas para detectar estas substâncias )ex.: PCBs, furanos, dioxinas, etc…) extremamente tóxicas que circulam e se acumulam nos nossos corpos. Para este executivo camarário, é mais conveniente ignorar este problema (são substâncias invisíveis e inodoras…), investindo no seu agravamento (ex.: campo de golfe mesmo ao lado da lixeira), em vez de remover totalmente a lixeira do paul, levando os resíduos para aterros devidamente impermeabilizados e procurando reciclar o máximo de materiais possível. A nossa responsabilidade colectiva é agir diariamente a montante, ou seja, devemos ter o cuidado de reduzir drasticamente a produção de resíduos. Por ex.: evitar as embalagens plásticas, fazendo o máximo de compras directamente junto dos produtores (vão à praça, se não podem ir às quintas!), levando, para o efeito, sacos de pano e cestas de vime; procurem produtos sem ou com um mínimo de agroquímicos perigosos – e digam não aos transgénicos!; andem mais a pé e/ou de bicicleta; etc, etc…)
Sem que quase ninguém tenha dado por isso, o PROF Ribatejo – Plano Regional de Ordenamento Florestal – tem estado em fase de consulta pública. Dormimos no ponto… Depois queixamo-nos de que o país está a arder e, de forma ignorante e conveniente, culpamos os incendiários… Mas também é verdade que as autoridades não mexeram uma palha para organizar sessões públicas de esclarecimento e discussão deste plano de ordenamento (à semelhança do que aconteceu com o plano sectorial da Rede Natura)…
Quando é que esta autarquia vai apresentar o Plano Municipal de Defesa da Floresta?!
Vamos lá pessoal, não percam tanto tempo como futebol e os carros, e empenhem-se em reivindicar e defender o que é realmente essencial para a nossa qualidade de vida e para a sobrevivência das gerações futuras!

«Os bens humanos podem-se dividir em património cultural, património material e património biológico; apenas este último é absolutamente essencial à nossa sobre vivência.» - Jorge Paiva

Num dos primeiros textos que aqui apresentei disse o seguinte: « Estou certo de que se os autarcas e os mais poderosos agentes económicos de Alpiarça tivessem brincado muito no paul quando eram crianças e, depois na adolescência, lá tivessem experimentado as delícias dos primeiros namoros, vê-lo-iam de outra forma e empenhar-se-iam em cuidar desse património natural – que é parte inalienável da nossa identidade cultural.» Bem, o mesmo se aplica a todos os alpiarcenses.
PB

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Paulo Barreiros, vejo que é uma pessoa imensamente preocupada com o ambiente. Esse caso da lixeira é gritante, assim como é gritante o mau funcionamento da ETAR, assim como é gritante o abandono da ETAR do casalinho, assim como foi ou é gritante o despejo de esgotos não tratados da Zona Industrial directamente na Vala que se quer que volte a ser Real, assim como é gritante a falta de limpeza dos contadores, assim como é gritante a sujidade acumulada nalguns pontos de Alpiarça. Quem tem ao menos 2 dedos de testa já viu que em Alpiarça manda o lobbie do betão, isso é o que mais interessa a Rosa do Céu - fachada e negócios para o pai e para o seu amigo Claudino das Neves. As críticas que você faz à vereadora Vanda,muita gente há-de reconhecer que são justas. Aconselho-o a ter muito cuidado com o que escreve e onde o escreve. Rosa do Céu e os seus acólitos Pit Bull, podem apresentar alguma queixa crime por difamação e arranjar-lhe enormes dores de cabeça em tribunal. Pessoas que você julga que são amigas de repente ignoram-no completamente e passam-se para o lado da barricada onde julgam estar mais seguros. A mentira,os falsos documentos, a emenda de actas, o desapareciemento de gravações,o dar o dito por não dito, é o pão nosso de cada dia para pessoas da laia de Rosa do Céu. Eles sabem que neste momento o Verde Verdugo anda aí na boca de muita gente e que você lhes está a despir a pele de cordeiros que lhes tapava as espécie felina a que pertencem.Ás vezes nem sei se são felinos, se são lobos, se são raposas, se são vampiros, mas que se aproveitam de muito boa gente e que depois os fodem quando não precisam deles, qual cadáver de mosca seca, abandonada pela aranha que lhes chupou o sangue. Usar o tribunal contra si e contra outras pessoas que têm a coragem de os enfrentar é para elescomo beber uma caneca de imperial à mesa duma esplana, é tudo entregue a advogados e vocênem nunca os chega a ver, a câmara até é que está a pagar. De qual modo não lhe peço que modere a linguagem nem que seja soft, acho que deve dizer a verdade e alertar para os problemas ambientais de Alpiarça, só o alerto para ter cuidado com as ratoeiras e armadilhas que esta gente espalha, para apanhar os mais incautos e temerários. Olhe é uma da manhã, vou-me deitar e espero que nunca lhe falte a força e a coragem.

Alpiarcense disse...

Com esta indiferença em relação aos problemas ambientais os Alpiarcenses vão tornar-se cada vez mais rápidamente clientes do meu tribunal.
Como disse na sua época outro cliente meu, o velhinho de Santa Combadão, aos portuguses só era permitida a politica dos 4 efes: Fátima, Futebol e Fados são só três não è? Pois são!
Depois dizia que quem sse metesse na politica lixava-se com um F.
Pois eu já sentenciei o velhinho mas parece que que os Alpiarcenses não deram por isso.
Bom post, como habitualmente, mas è o mesmo que pregar no deserto, mas não desanime até porque: água mole em pedra dura...