quinta-feira, dezembro 25, 2008

Boas leituras, bons pensamentos e acções impregnadas do espírito natalício! E abram os olhos, porra!!!

"Ninguém tem o direito neste planeta de adorar a outro deus que não Jeová. Portanto, o Estado não pode ser responsável por defender o suposto direito a adorar um ídolo que alguém possa exigir"
- Joseph Morecraft (Chalcedon Presbyterian Church)
----
- "Eu quero que vocês se deixem tomar pela intolerância. Eu quero que vocês se encham de ódio. Sim, o ódio é bom (...) O nosso objetivo é sermos uma nação cristã. Temos um dever bíblico, somos chamados por Deus para conquistar este país. Não queremos liberdade de expressão. Não queremos pluralismo".
- Randall Terry (Operation Rescue)
----
- "Temos que transformar qualquer um que tente nos deter em discípulos seguidores da Bíblia".
- Jay Grimstead (Coalition on Revival)
----
- "Não acho que os ateus devam ser considerados cidadãos ou que devam ser considerados patriotas. Esta é uma nação temente a Deus".
- George Bush (pai, o primeiro da sua dinastia a tornar-se Presidente dos Estados Unidos)
----
- "George Bush não foi eleito pela maioria dos votos nos Estados Unidos, ele foi indicado por Deus".
- General Williams
Deus mentiu a Adão e Eva ao dizer que morreriam se comessem a maçã (Gen. 02:17). A serpente disse a verdade (Gen. 03:05). Até hoje, cada centímetro conquistado pela ciência é um centímetro que as religiões tiveram que ceder.


--------------------------------------------------------------------------------

"No Egito antigo, a odontologia era uma ciência relativamente avançada. Múmias foram encontradas com suas cáries obturadas, pontes e tratamento de canal. Os judeus consideravam tais práticas uma forma de mutilação e os cristãos europeus acreditavam que era blasfêmia alterar a obra do Criador, já que teríamos sido criados à sua imagem. Se os dentes doessem, era castigo pelos pecados ou obra do demônio. Quatro mil anos depois que Imhotep tratou suas cáries, George Washington teve que substituir seus dentes estragados por toscas imitações em osso. Os cristãos fizeram à odontologia o que fizeram à astronomia e demais artes e ciências. Queimaram bibliotecas como a de Alexandria, assustados e incomodados pelo conhecimento e pelos fatos históricos acumulados, que já existiam antes de Cristo e diminuíam sua importância" (adaptado de Tom Robbins, "Half Asleep in Frog Pajamas")


--------------------------------------------------------------------------------

"Os cananeus eram muito maus. Adoravam ídolos em lugar do verdadeiro Deus, sacrificavam suas crianças, praticavam o homosexualismo, bestialismo e adultério. Deus mandou que os israelitas os matassem todos, homens, mulheres e crianças. Isto parece terrível e cruel. Mas vamos imaginar que houvesse 2.000, 10.000 deles. Se deixados vivos, eles se reproduziriam e em 50 ou 100 anos seriam 100.000, 1 milhão e todos eles teriam que ir para o inferno. Mas Deus, em seu amor, levou-os enquanto eram poucos para não ter que levar muitos depois" (adaptado de Pat Robertson, no programa de TV "The 700 Club", em 06/maio/1985)


--------------------------------------------------------------------------------

Para que haja um debate, é preciso que os dois lados admitam a possibilidade de mudar de idéia. É inútil argumentar com uma pessoa que já decidiu, antes de me ouvir, que eu estou errado. Não importa o que eu diga, não entrará em sua cabeça. Parece-lhe inconcebível que eu tenha razão. Ela prefere que as coisas sejam do jeito que ela pensa e simplesmente "não quer" que eu esteja certo. Agarra-se a uma ilusão que a conforta e rejeita a dura realidade. Talvez alguma coisa a deixe confusa mas logo achará uma explicação. Uma explicação que ela não examinará a fundo pois já estará satisfeita de tê-la encontrado. Se ela acredita que 2+2=5, pode até admitir que a minha demonstração faça sentido e aceitar que 2+2 realmente pareçam ser 4. Entretanto, ela "sabe" que a resposta é 5 e que é a nossa limitada inteligência que não nos permite entender as razões superiores que fazem com que o resultado seja 5, contra toda a evidência. Critica minha teimosia em querer que tudo seja racionalmente provado, a minha "arrogância" em querer que "Deus" se explique. Trata-me com o ar superior de quem conhece a verdade e diz, condescendente, que um dia eu também a descobrirei. Em suma, não é possível discutir com gente que tem certeza de coisas que não podem ser demonstradas e cuja crença se baseia em sentimentos. O caminho para a sabedoria passa pela dúvida. Certezas impedem que a mente cresça e devem ser substituídas por hipóteses provisórias, aceitáveis até prova em contrário.


--------------------------------------------------------------------------------

Quando confrontados com os absurdos e atrocidades da Bíblia, crentes alegam que é preciso considerar o contexto, a época. Isto é verdade quando se trata de um relato puramente histórico. Não é possível julgar uma tribo primitiva que viveu há mais de 2500 anos segundo os critérios atuais. Da mesma forma, entretanto, eles têm que entender que os conceitos religiosos desses povos não se aplicam à nossa época. E por que uma parte é aceitável e outra não? Como definir o que ainda está valendo? Quais são os critérios? Somos nós que decidimos o que Deus quis dizer? E por que cada época "decide" diferente? A palavra de Deus não deveria ser eterna e imutável? Por exemplo, a Bíblia permite e regulamenta a escravidão. Em nenhum momento, nem no Antigo nem no Novo Testamento, ela a condena. Se a Bíblia é a suposta "palavra de Deus", com que autoridade nós proibimos a escravidão hoje em dia? Por outro lado, se é errado hoje, também era errado há 2500 anos. Filósofos gregos já escreviam contra a escravidão séculos antes de Cristo, o que mostra que o povo daquela época podia entender conceitos de ética que julgamos ter surgido apenas recentemente. Por que a "palavra de Deus" teve que ser corrigida? Por que ela não era perfeita desde o início? Por que Deus ordenou que os judeus cometessem tantos crimes em vez de começar a educá-los desde o primeiro instante? A verdade, que os crentes não aceitam, é que cada povo cria o deus que lhe convém, um deus que "manda" com que eles façam aquilo que eles já faziam. Um deus que aprova e justifica seu modo de vida. Um deus criado à imagem e semelhança do homem.


--------------------------------------------------------------------------------

Não conhecemos nenhum desses homens que escreveram a Bíblia. Por que temos que acreditar que foram inspirados? Por que acreditar que uns realmente foram e outros não? Como saber se as profecias não foram, na verdade, escritas depois que os fatos ocorreram? Por que os profetas se contradizem e a maioria das profecias não se cumpriu? Qual o propósito de profecias tão vagas e obscuras que ninguém consegue entender? Por que o livro do profeta Enoch foi eliminado da Bíblia se até o final do século IV ele era aceito por todos os cristãos? Por que aceitamos a decisão do papa de eliminá-lo? Por que não aceitamos que Maomé também foi inspirado? Como decidimos quem é inspirado ou não? Ou deixamos que os outros decidam por nós, sem exigir provas? Como decidimos se um maluco qualquer que anda pelas ruas anunciando o fim do mundo é inspirado ou não? Há tantos malucos hoje em dia, será que no passado eram todos santos e falavam diretamente com Deus? Sabemos responder com certeza a tudo isto? Ou fechamos os olhos e dizemos que a fé nos basta?


--------------------------------------------------------------------------------

- "Houve um tempo em que a filosofia da Igreja governava os Estados. [...] Então o sacerdócio e o império estavam ligados por um entendimento feliz e a troca amigável de favores" - Papa Leão XIII (encíclica "Immortale Dei", 01/novembro/ 1885). Esta é poca ficou conhecida como a Idade das Trevas.


--------------------------------------------------------------------------------

- "As crianças pequenas que começaram a viver no útero de suas mães e tenham morrido ali ou que, tendo nascido um instante antes, tenham abandonado este mundo sem o sacramento do sagrado batismo [...] deverão ser castigadas com a eterna tortura do fogo que não se apaga" (de "Hell, a Christian doctrine"-M.J. Gauvin, W. Teller, H. Cutner)


--------------------------------------------------------------------------------

- "Uma vida longa e corrompida seguida por cinco minutos de graça perfeita te faz ir para o céu. Uma vida igualmente longa de decência e boas obras seguidas por um momento de impaciência em que tomas o nome de Deus em vão, se nesse momento morres do coração serás maldito por toda a eternidade. É assim que funciona?" - Robert Heinlein


--------------------------------------------------------------------------------

- "As vítimas do segredo da confissão me vêm à mente. Para preservar a confiança da sociedade no segredo do sacramento, os indivíduos devem estar dispostos a sofrer grandes injustiças, inclusive a morte. [...] Os cidadãos de uma nação inteira podem ser obrigados a suportar um enorme grau de injustiça da parte de um tirano porque os magnicídios frequentes ou uma revolução debilitariam excessivamente a estrutura da sociedade" - Padre John Sasaki (membro da Pontifícia Comissão sobre População e Problemas de Família, 1965)


--------------------------------------------------------------------------------

- "Examinem alguns fragmentos de pseudociência e encontrarão um manto de proteção, um polegar para chupar, algo a que se agarrar. E o que nós oferecemos em troca? A incerteza, a insegurança! "- Isaac Asimov (1920-1992, escritor e divulgador científico)


--------------------------------------------------------------------------------

- "Seria muito bonito se houvesse um Deus que criou o mundo, uma Providência benevolente, uma ordem moral e uma vida após a morte. Não parece curioso que tudo isto seja exatamente como desejaríamos que fossem as coisas? " - Sigmund Freud


--------------------------------------------------------------------------------

- "Os homens acham que a epilepsia é divina simplesmente porque não a entendem. Mas se chamassem divino a tudo que não entendem, tudo acabaria sendo divino - Hipócrates


--------------------------------------------------------------------------------

- "Se todas as conquistas da ciência fossem eliminadas amanhã, não haveria mais médicos, apenas curandeiros, nem transportes mais rápidos que os cavalos, nem computadores, livros impressos nem agricultura mais avançada que a de simples subsistência. Se todas as conquistas dos teólogos fossem eliminadas, alguém notaria a diferença? Até o lado mau da ciência, como as bombas e os barcos baleeiros guiados por sonar, funciona! A teologia não faz nada, não altera nada, não significa nada. O que nos faz pensar que a teologia serve para alguma coisa? - Richard Dawkins ("The Emptiness of Theology", em "Free Inquiry", primavera de 1998)


--------------------------------------------------------------------------------

- "Não é por acidente, estejam certos, que as escrituras cristãs fazem do pai do conhecimento uma serpente viscosa, furtiva e abominável - H. L. Mencken


--------------------------------------------------------------------------------

- "A verdade em assuntos de religião é simplesmente a opinião que sobreviveu" - Oscar Wilde (1854-1900, autor anglo-irlandês)


--------------------------------------------------------------------------------

- "Céu e Terra, centro e circunferência,, foram criados juntos, no mesmo instante, e as nuvens cheias de água [...] Isto aconteceu e o homem foi criado pela Trindade no dia 23 de outubro de 4004 AC, às nove da manhã" - John Lightfoot (vicechanceler da Universidade de Cambridge, 1859)


--------------------------------------------------------------------------------

- "Não acreditem em nada só porque lhes foi dito. Não acreditem na tradição apenas porque foi passada de geração em geração. Não acreditem em nada só porque está escrito nos seus livros sagrados. Não acreditem em nada apenas por respeito à autoridade de seus mestres. Mas qualquer coisa que, depois do devido exame e análise, vocês achem que leva ao bem, ao benefício e ao bem-estar de todos os seres - nesta doutrina creiam e aferrem-se a ela e a tomem como guia" - Siddhartha Gautama(o Buda)


--------------------------------------------------------------------------------

"Duvidem de tudo. Encontrem sua própria luz" (últimas palavras de Buda, segundo a tradição Theravada)


--------------------------------------------------------------------------------

- "Devemos investigar e aceitar o resultados. Se não resistem a estes testes, até as palavras de Buda devem ser rejeitadas - Tenzin Gyats (14º Dalai Lama, 1988)


--------------------------------------------------------------------------------

"O bom cristão deve permanecer alerta contra os matemáticos e todos aqueles que fazem profecias vazias. Existe o perigo de que os matemáticos tenham feito uma aliança com o demônio para obscurecer o espírito e confinar o homem às amarras do Inferno" (Santo Agostinho de Hipona, Pai da Igreja)


--------------------------------------------------------------------------------

"Parece-me que tudo o que é necessário para convencer uma pessoa razoável de que a Bíblia é uma simples invenção humana - uma invenção de bárbaros - é lê-la. Leia a Bíblia como você leria qualquer outro livro. Pense nela como você pensaria a respeito de qualquer outro. Tire dos olhos a venda do respeito reverente. Tire do coração o fantasma do medo e expulse do trono do seu cérebro a serpente da superstição. Leia então a Santa Bíblia e você se espantará por ter, algum dia, suposto que um ser de infinita sabedoria, bondade e pureza foi o autor de tal ignorância e tal atrocidade" (Robert G. Ingersoll, "The Gods", 1872)


--------------------------------------------------------------------------------

"As igrejas costumavam ganhar suas discussões com ateus e hereges mandando-os para a fogueira, o que prova claramente que o Diabo existe mas não serve como evidência de que há um deus"(Ben N. Lindsey e Wainwright Evans, "The Revolt of Modern Youth", 1925


--------------------------------------------------------------------------------

"Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força, e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. Mas se sua crença se baseia na fé, você perceberá que a discussão é inútil e, portanto, recorrerá à força, ou na forma de perseguição ou anestesiando e distorcendo as mentes das crianças no que é chamado "educação" " (Bertrand Russell)


--------------------------------------------------------------------------------

"Para que tenham valor, os pensamentos do homem têm que ser livres. Sob a influência do medo, o cérebro se paraliza e, em lugar de corajosamente resolver os problemas por si mesmo, adotará assustado a solução de outros. Se a maioria dos homens se prostra ao solo diante de qualquer príncipe ou rei, o que pensar da infinita abjeção de suas pequenas almas diante do seu suposto criador e deus? Em tais circunstâncias, que valor podem ter seus pensamentos?" (Robert G. Ingersoll, "The Gods", 1872)


--------------------------------------------------------------------------------

Ateus não têm certeza de nada. Questionam, duvidam. E ninguém mata - ou dá a vida - por uma dúvida. Ninguém tenta impor suas dúvidas aos outros. Crentes o fazem porque têm a certeza de estar com a verdade. Por ela podem até matar ou morrer. Regimes comunistas, oficialmente ateus, são criticados por perseguirem as religiões. Mas o que eles realmente fazem é substituir uma religião mística por uma religião materialista, uma ideologia. Também têm dogmas, santos e mártires. Como pregam a reforma deste mundo, aqui e agora, procuram exterminar as concorrentes que prometem a felicidade no outro e que, como dizem, são o "ópio do povo" por defenderem o conformismo e a resignação. Como toda a religião, entretanto, apegam-se a exterioridades e ritos sem importância, veneram seus líderes e seus "livros sagrados". Impõem às sociedades dominadas os seus conceitos distorcidos do que é "melhor para todos" e perseguem os hereges.


--------------------------------------------------------------------------------

- "Se duvido logo penso ... se penso logo existo" - René Descartes (1596-1650)


--------------------------------------------------------------------------------

"...aqueles que difundem os medos apocalípticos crêem de boa-fé que é o Todo-Poderoso quem vai enfim fazer justiça. Mas não se dão conta de que são eles que aspiram a uma vingança de que Deus não será senão o executor." - Jean Delumeau (História do medo no Ocidente)


--------------------------------------------------------------------------------

- "Todas as doenças dos cristãos podem ser atribuídas aos demônios. Eles atormentam principalmente os batizados há pouco, até mesmo recém-nascidos sem culpa" - S.Agostinho( 354-430)


--------------------------------------------------------------------------------

- "Se a vida fosse encontrada em outro planeta, ela também teria sido contaminada pelo pecado original e necessitaria ser salva" - Piero Coda (professor de teologia em Roma, em declaração ao Vaticano, segundo a "Ecumenical News International")


--------------------------------------------------------------------------------

Talvez os judeus não devam ser julgados segundo critérios modernos pelas atrocidades que a Bíblia descreve em Josué, Samuel e outros. Por outro lado, por que aceitar como verdadeiras as palavras escritas por uma tribo de bárbaros primitivos sobre o que lhes teria dito seu deus? Como saber se eles não entenderam errado ou adaptaram a mensagem à sua realidade e conveniência? Se eles afirmam que o próprio Yaveh ordenou que cometessem tantas atrocidades (ou que as cometeu ele mesmo), ou nada do que dizem sobre seu deus é confiável ou, se for verdade, seu deus é um monstro e não deveria ser venerado nem obedecido. Se Deus existe, deveria ofender-se com a imagem que a Bíblia faz dele. Algumas coisas não podem ser tomadas fora de contexto. Por exemplo: é normal que índios vivam nus em suas aldeias no meio da floresta, mesmo que não possamos fazer o mesmo numa cidade grande. Por outro lado, para que contexto podemos apelar que justifique o comportamento de um pai que estupra a filha de 8 anos? Que valor podem ter as palavras de um homem assim? Da mesma forma, que critérios temos para filtrar ou decodificar a verdadeira mensagem de Deus à humanidade contida nas palavras de gente que extermina povos inteiros, incluindo os animais, rasga a barriga das gestantes para arrancar os fetos, poupando apenas as virgens, para estuprá-las, e diz que seu deus o ordenou? Tudo o que temos é uma colcha de retalhos escrita por auto-intitulados profetas ou mestres, sobre os quais pouco ou nada sabemos, cheia de enigmas, absurdos e contradições. Tentar criar "mensagens" a partir da Bíblia significa apenas inventar uma religião segundo critérios pessoais e interpretações sem base lógica. Não é o desejo dos crentes de que haja uma "mensagem" e um "contexto" que vai fazer com que existam. Alguns crentes criticam os que "só abrem a Bíblia para procurar defeitos, em vez de olhar para o que há de bom". No caso do pai citado acima, talvez devamos nos concentrar no fato de que é um cidadão respeitável, que faz caridade e vai à igreja todos os domingos, e não dar tanta importância a pequenos detalhes de sua vida pessoal ...


--------------------------------------------------------------------------------

"Não dêem aos cães o que é santo, nem atirem pérolas aos porcos; eles poderiam pisá-las com os pés e, virando-se, despedaçar vocês" (Mateus 07:06). Parece que Jesus considera que algumas pessoas não são dignas de receber a doutrina e que arriscar-se ao martírio para convertê-las não tem valor. Recomenda aos discípulos sacudir a poeira dos pés e seguir em frente, desprezando os seres inferiores que não aceitam a "verdade" e questionam seus ensinamentos.


--------------------------------------------------------------------------------

Atos 05:09-10 - "Então Pedro disse: 'Por que vocês fizeram acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Os que foram enterrar seu marido estão chegando. Eles vão levar você também!" No mesmo instante, Safira caiu aos pés de Pedro e morreu. Quando os jovens entraram, a encontraram morta e a levaram para enterrar junto do marido". Mensagem: pague o prometido ou o bom Deus o matará. Bom Deus ou chefão mafioso?


--------------------------------------------------------------------------------

Marcos 16:15-16: "Então Jesus disse-lhes: "Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado". João 15:06: "Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados." Mensagem: acredite sem questionar ou queime no inferno para sempre. Isto são Boas Novas ou o decreto de um tirano?


--------------------------------------------------------------------------------

Marcos 16:17-18: "Os sinais que acompanharão aqueles que acreditarem são estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; quando colocarem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados." Como nada disto aconteceu, deduz-se que ninguém acreditou. Ou, se acreditaram, foram enganados.


--------------------------------------------------------------------------------

"Valores morais e éticos independem de se ter uma religião. Não é um livro sagrado que deve nos dizer o que é certo, somos nós que devemos julgar se o livro sagrado e o deus que ele descreve são bons" (adaptado de Steve Locks)


--------------------------------------------------------------------------------

A Bíblia está cheia de contradições que os crentes tentam explicar com o argumento de que é preciso estudar o texto na língua original, que houve erros de tradução, que temos que pesquisar os costumes e a mentalidade da época em que os livros foram escritos. Isto se aplica a quaisquer escritos de civilizações antigas mas não à suposta "palavra de Deus". Um deus omnisciente e omnipotente poderia ter feito com que sua mensagem, tão importante, fosse de uma clareza cristalina para todos, em qualquer lugar e em qualquer época. Não deveria ser necessário se aprender uma língua morta e ficar sujeito a interpretações disparatadas. Se as traduções são imprecisas e a mensagem não está ao alcance das pessoas comuns, Deus falhou ao nos transmitir sua vontade. Se há erros e imprecisões na tradução, por que não no original, já que também foi escrito por seres humanos? Se a Bíblia tem erros, se é contraditória, não é confiável e não deve ser levada em conta. Aqueles que tentam interpretá-la são ainda menos confiáveis. Constróem hipóteses a partir de um livro duvidoso.


--------------------------------------------------------------------------------

- "Com base em que critérios dizemos que Deus é perfeito? Como podemos definir "perfeição"? Se é um conceito absoluto, que Deus tem que seguir, então há algo externo a Deus. Se "perfeição" foi definida a partir da natureza de Deus, então a palavra não quer dizer nada. É apenas um sinônimo para "Deus" e seu significado vai variar conforme as qualidadades que atribuímos a Deus" - Dan Barker ("Loosing faith in faith")


--------------------------------------------------------------------------------

- "Tudo o que ouvimos é uma opinião, não um fato. Tudo o que vemos é uma perspectiva, não a verdade" - Marco Aurélio


--------------------------------------------------------------------------------

"Se Cristo ressurgiu dos mortos, por que ele não apareceu a seus inimigos? Por que ele não chamou Caifás, o sumo sacerdote? Por que não fez outra entrada triunfal em Jerusalém? Se ele ressuscitou realmente, por que não fez isto em público, na presença de seus perseguidores? Por que este, o maior dos milagres, tinha de ser feito em segredo, num canto? Este era um milagre que poderia ser visto por grande multidão
(...)

- "um que poderia ter convencido centenas de milhares. Depois da história da ressurreição, a ascensão se tornou uma necessidade. Eles tinham que se livrar do cadáver. - Robert Green Ingersoll (1894, "About the holy Bible")


--------------------------------------------------------------------------------

- "Você pode citar cem trechos da Bíblia para mostrar que Deus é um tirano sanguinário mas se os crentes acharem duas ou três passagens que dizem "Deus é amor" vão lhe dizer que é você que está tomando as coisas fora de contexto" - Dan Barker


--------------------------------------------------------------------------------

- "Depois de ouvir o relato de duas testemunhas diferentes sobre um acidente, você começa a duvidar dos historiadores" - Dave Barry


--------------------------------------------------------------------------------

John Kennedy foi morto quando desfilava em carro aberto diante de uma multidão. A cena foi filmada e o assassino preso. Se até hoje não há um consenso sobre o que aconteceu, que credibilidade podem ter as Escrituras, escritas décadas ou séculos depois dos supostos fatos por gente que nem estava lá e das quais não nos chegou nenhum original, apenas cópias divergentes? Nossos olhos podem nos enganar. Nisto se baseiam os espetáculos de mágica e prestidigitação. Nossa memória tende a filtrar os acontecimentos passados, eliminando as coisas ruins e destacando as boas, o que nos leva a suspirar pelos "bons velhos tempos". Memórias confusas, relatos obscuros, lendas e convicções podem se misturar na cabeça de gente desesperada, dando origem a um passado que nunca existiu mas que, com o tempo e a repetição, se torna "fato".


--------------------------------------------------------------------------------

Mateus 21:18-19: "Na manhã seguinte, voltando para a cidade, Jesus ficou com fome. Viu uma figueira perto do caminho, foi até lá, mas não achou nada, a não ser folhas, pois ainda não era a época de figos. Então Jesus disse à figueira: "Que você nunca mais dê frutos." E, no mesmo instante, a figueira secou". Se ele tinha poderes para secar a figueira, também tinha para fazê-la dar frutos. Que lição podemos tirar disto a não ser que Jesus era sujeito a ataques de raiva contra seres indefesos e inocentes?


--------------------------------------------------------------------------------

1 Timóteo 04:01-03: "O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns renegarão a fé, para dar atenção a espíritos sedutores e a doutrinas demoníacas. Serão seduzidos por homens hipócritas e mentirosos, que têm a própria consciência como que marcada a ferro quente. Eles proibirão o casamento, exigirão abstinência de certos alimentos, embora Deus tenha criado essas coisas para serem recebidas com ação de graças por aqueles que têm fé e conhecem a verdade". Ou seja, o Espírito diz claramente que o celibato dos padres e a abstinência de carne durante a Páscoa são doutrinas demoníacas. E como estão durando esses últimos tempos...


--------------------------------------------------------------------------------

Muita gente pede graças ao Sagrado Coração de Jesus. E o que podemos pedir ao Sagrado Fígado? Ou ao Sagrado Pâncreas?


--------------------------------------------------------------------------------

Não há pecado, há consequências. Pecado é apenas o descumprimento de um preceito religioso. Não prejudica ninguém.


--------------------------------------------------------------------------------

Que valor tem a penitência? Em que nos beneficia ou à comunidade? Por que Deus não se contenta com nosso sincero arrependimento? Por que ele quer que paguemos por nossos pecados com sofrimento auto-imposto? Ou será que ele gosta de nos ver sofrer, como vingança?


--------------------------------------------------------------------------------

Em que contexto é justo que Deus mate o filho de David e prostitua suas mulheres como castigo por um crime que apenas David cometeu? Que ensinamento devemos tirar desta passagem? O que Deus quis nos dizer com isto? 2 Samuel 12:10-14: "Pois bem! A espada nunca mais se afastará de sua família, porque você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o heteu, para se casar com ela. Assim diz Javé: Eu farei com que a desgraça surja contra você de dentro de sua própria casa. Pegarei suas mulheres e as darei a outro diante de seus olhos, e ele dormirá com suas mulheres debaixo da luz deste sol. Você agiu às escondidas, mas eu farei tudo isso diante de todo o Israel e em pleno dia". David disse a Natã: "Pequei contra Javé". Então Natã disse a David: "Javé perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Mas, por ter ultrajado a Javé, com seu comportamento, o filho que você teve morrerá".


--------------------------------------------------------------------------------

- "Vejam como os cristãos se comportaram ao longo dos séculos. Se Jesus disse "Julguem a árvore pelos seus frutos", então o cristianismo é uma árvore lamentável" - Steve Locks("Criticism of the resurrection" )


--------------------------------------------------------------------------------

- "Se Deus quer acabar com o mal mas não consegue, então ele não é omnipotente. Se Deus pode acabar com o mal mas não o faz, então ele é mau. Se Deus quer e pode, então de onde vem o mal? Se Deus nem pode nem quer, então por quê chamá-lo Deus?" - Epicuro (filósofo grego, c. 341-270 a.C.)


--------------------------------------------------------------------------------

A Igreja passou 2000 anos descrevendo o inferno como um lugar cheio de fogo e tortura. Agora ela diz que o sofrimento é apenas a ausência de Deus, o arrependimento por se ter escolhido a opção errada. Se só ao chegar lá os pecadores vão realmente entender que estavam errados, como afirmar que a escolha foi consciente e informada? Pelo contrário, em Lucas 16:19-31 conta-se a parábola do rico no inferno que pede que seus irmãos ainda vivos sejam sejam avisados do que lhe aconteceu para que não acabem como ele, o que lhe é negado. A explicação, ridícula, é a de que, se não acreditaram em Abraão e nos profetas, também não vão acreditar se os mortos lhes aparecerem (por que não?!). Conclui-se que seus irmãos não sabiam do risco que corriam. E não é permitido ajudá-los. Deixem que se danem. Note-se que o condenado tinha bom coração. Ele poderia perfeitamente desejar que seus irmãos sofressem também. Outro absurdo é que Lázaro, o pobre, foi para o céu após uma vida de sofrimento enquanto que o rico foi para o inferno após uma vida de prazeres. Em outras palavras, por um instante de sofrimento, uma eternidade no céu e, por um instante de prazer, uma eternidade no inferno. Uma punição infinitamente desproporcional por uma falta cometida por quem não tinha total consciência de seus atos. E uma recompensa também desproporcional por uma vida de sofrimentos não necessariamente escolhida pelo sofredor e sim imposta a ele.


--------------------------------------------------------------------------------

Mateus 19:09: "Eu, por isso, digo a vocês: quem se divorciar de sua mulher, a não ser em caso de fornicação, e casar-se com outra, comete adultério". Por que então a Igreja proíbe o divórcio e novo casamento em todo e qualquer caso? Aliás, nada é dito nesta passagem sobre o marido que fornica.


--------------------------------------------------------------------------------

Testemunhos alheios não prevalecem sobre a nossa experiência pessoal. É mais provável que testemunhas mintam ou se enganem do que os milagres que elas relatam realmente tenham acontecido. Se o testemunho contradiz nosso bom senso, é razoável considerar que o testemunho seja falso. Afirmações extraordinárias requerem provas extraordinárias.


--------------------------------------------------------------------------------

De acordo com 2 Samuel 24:11, Davi fez um censo do povo. Isto gerou a ira de Jeová e, como punição, ele permitiu que Davi escolhesse entre sete anos de fome, uma viagem de três meses perseguido pelos inimigos ou três dias de pestes. Davi, tendo confiança em Deus, escolheu três dias de pestes; e então, Deus, o piedoso, para vingar os erros de Davi, matou setenta mil homens inocentes. Diante das mesmas circunstâncias, o que o diabo teria feito? (Sobre a Bíblia-Robert Ingersoll)


--------------------------------------------------------------------------------

1 João 02:27: "Vocês receberam de Jesus a unção que permanece em vocês, e já não têm necessidade de que alguém os ensine; pelo contrário, como a unção dele, que é verdadeira e não mentirosa, lhes ensina tudo aquilo que Jesus lhes tinha ensinado, permaneçam com ele" Pelo visto, é do interesse da Igreja que a unção de Deus não permaneça em nós, caso contrário ela se tornará dispensável. Se Deus nos falasse diretamente, não precisaríamos de seus ritos, pompas, catedrais, de suas tortuosas e contraditórias elocubrações, cheias de palavras vazias, vãs tentativas de explicar o que não existe.


--------------------------------------------------------------------------------

Deus afogou toda a humanidade, exceto por um velho bêbado e alguns poucos de seus parentes, embora, como ser omnipotente, tivesse opções menos radicais. Reservou um território para um povo e o ajudou a exterminar os habitantes originais, inclusive crianças de peito ou ainda no ventre da mãe. Permitiu que seus protegidos estuprassem as mulheres dos vencidos. Se estes, e muitos outros episódios semelhantes, são exemplos do conceito de moral e ética divinas, como afirmar que um mundo ateu mergulharia na desordem e no crime? Os critérios morais de Deus não requerem explicação. Está certo porque ele assim o definiu. Ateus são humanos e, como tal, imperfeitos, mas ao menos estabelecem regras de conduta com base na interação pacífica com o próximo, no mútuo benefício e na compaixão e não simplesmente "porque eu assim o quis". Entre ateus, a teoria está sujeita às necessidades práticas. Deus não tem tais limites. O que impede que ele decida dar a Terra a uma raça extraterrestre e a ajude a nos derrotar e devorar? Se tudo o que Deus faz é bom por definição, nossas definições de bem e mal não se aplicam a ele e teremos que aceitar seus atos ainda que nos pareçam absurdos e injustos. Se Deus é bom porque seus atos estão de acordo com um padrão externo e absoluto de bem e mal, ateus não dependerão dele para fazer o que é certo. Se os critérios morais de Deus são, por definição, incompreensíveis, então eles são arbitrários do nosso ponto de vista. E não temos como julgar se são bons.


--------------------------------------------------------------------------------

- "Veja se consegue entender: um terço de Deus engravidou uma mulher com o único propósito de dar à luz outro terço de si mesmo, o qual, décadas depois, morreria para que o primeiro terço pudesse salvar os humanos de sua própria ira. Na verdade, o segundo terço não morreu, apenas se foi, e o terceiro terço (aquele que engravidou a mulher) veio ajudar as pessoas a se darem conta de que o segundo terço realmente morreu para que o primeiro terço não tivesse necessidade de enviar a todos os humanos para o inferno, que ele criou com o propósito expresso de castigá-los porque o incomodavam"- Liz (abril de 2000)


--------------------------------------------------------------------------------

"Deus criou o mundo, uma árvore, um homem e uma mulher e lhes disse para não comer da árvore, embora já soubesse que comeriam, pois pode ver o futuro. Assim que comeram da árvore, Deus os amaldiçoou e permaneceram malditos até que Deus tomou 1/3 de si mesmo e o transformou em um homem, que morreu mas na verdade não morreu, pois ressuscitou e voltou a ser parte de Deus outra vez, acabando assim com a maldição, mas a maldição na realidade não acabou, porque se não crermos em tudo o que está acima, Deus nos torturará para sempre porque é infinitamente bom" - John Hattan (agosto de 2000)


--------------------------------------------------------------------------------

Não é possível que todas as religiões sejam verdadeiras ao mesmo tempo mas é bem possível que todas seja falsas.


--------------------------------------------------------------------------------

- "Não é lógico se acreditar num deus omnipotente e omnisciente que cria humanos defeituosos e então os culpa por seus próprios erros" - Gene Roddenberry


--------------------------------------------------------------------------------

"A vontade de Deus é diretamente proporcional à opinião pública " - David Paul Gladden

2 comentários:

Anónimo disse...

O Deus que conheci na catequese mostra-se todos os dias, basta saber olhar. O Deus que conheci na catequese é a energia pura, porque primordial...que nos revelou, através do milagre do verdadeiro amor, a sua face -"Deus é Amor" (1 João 4:8). Cada vez que olho com compaixão para aquele que precisa de mim, vejo o seu reflexo e sinto a sua presença. Esse é o mistério que celebramos em Dezembro, a Festa do Sol ( esqueceste-te desta). Não podemos imputar em Deus e na Igreja as culpas dos erros dos homens. Seu filho e meu irmã, esse grande medium, vidente, reikiano- que nos mostrou que tb nós podemos trabalhar diversos níveis de conciência- e que....imagine-se! era de carne e osso, veio reescrever o ideal de Fé e um novo paradigma de sociedade- "reparte o teu pão", "dá a outra face", "ama todas as criaturas". A nós, homens, urge espalhar a mensagem e repetir o modelo de vida. Para ti, Miguel, o Cântico das Criaturas, escrito pelo primeiro ecologista que há memória, S. Francisco de Assis. Fica com Deus.
Altíssimo, Omnipotente, Bom Senhor

Teus são o Louvor, a Glória, a Honra e toda a Bênção.



Louvado sejas, meu Senhor,

com todas as Tuas criaturas, especialmente o senhor irmão Sol,

que clareia o dia e que, com a sua luz, nos ilumina. Ele é belo

e radiante, com grande esplendor; de Ti, Altíssimo, é a imagem.



Louvado sejas, meu Senhor,

pela irmã Lua e pelas estrelas, que no céu formaste, claras.

preciosas e belas.



Louvado sejas, meu Senhor.

pelo irmão vento, pelo ar e pelas nuvens, pelo sereno e por todo o tempo em que dás sustento às Tuas criaturas.



Louvado sejas, meu Senhor,

pela irmã água, útil e humilde, preciosa e casta.



Louvado sejas, meu Senhor,

pelo irmão fogo, com o qual iluminas a noite.

Ele é belo e alegre, vigoroso e forte.



Louvado sejas, meu Senhor,

pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa, produz frutos diversos, flores e ervas.



Louvado sejas, meu Senhor,

pelos que perdoam pelo Teu amor e suportam as enfermidades e

tribulações.



Louvado sejas, meu Senhor,

pela nossa irmã, a morte corporal, da qual homem algum pode

escapar.



Louvai todos e bendizei o meu Senhor!

Dai-Lhe graças e servi-O com grande humildade!

V.

xando disse...

bem, já que se deu ao trabalho de escrever - de boa fé, acredito - essa algaraviada de parvoíces, o mínimo que posso fazer é publicar o seu comentário.
Se quer acreditar mesmo que "deus é amor", referindo-se ao deus da bíblia, então é porque não leu o Velho Testamento, nem nenhum dos textos referentes que aqui tenho exposto.
E esse tal "Senhor" é Jeová ou Cristo?! ah, pois, é a mesma merda. Eis uns exemplos do seu “pacifismo”:

Mateus 10: 1-10 e 10:34 (” Não pensem que eu vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer a paz, mas a espada.”);

Lucas 19: 27 (“E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.”);

Ainda em Lucas 22:36-38 , Jesus manda aos seus seguidores que vendam o que for preciso e comprem espadas.

Até a suposta mensagem que Cristo teria nos legado está cheia de contradições inadmissíveis.

infelizmente, o seu querido Brasil está totalmente dominado pela superstição e crendice. Esse é, inequivocamente, um dos seus principais traços terceiro-mundistas. Os trouxas são assim facilmente manipulados. O medo tolhe as capacidades cognitivas da carneirada cega (são os cegos guiando os cegos...)
esse seu deus “amoroso” é apenas uma personagem literária – a mais hedionda, cruel, intolerante, demente e sanguinária da história!! Até garotinhos conseguem perceber – se não tiverem medo de pensar - que os “super-poderes” que os hebreus atribuíram ao seu deus acabam por ser a sua negação. Se deus é omnipotente, poderia ter criado o homem “puro” e sem “pecado”. Se não o fez, foi para nos castigar. Se ele é omnisciente, sabe a priori quem se irá salvar; então as nossas vidas não fazem o menor sentido nem existe livre arbítrio. Se ele criou todas as coisas, tb é o criador do mal. (numa das estorinhas babacas da bíblia, Lúcifer era o mais belo dos anjos, até que deus o expulsou – mas Jeová deveria saber o que o mafarrico iria fazer, assim tinha a obrigação de não deixar o mal à solta...), etc,etc...

E quanto aos dogmas espíritas, metem-me igualmente nojo, já que, com abjecto egoísmo e a inconsciência típica dos privilegiados (o que nem invalida que muitos desses correlegionários espirituais nem sejam boas pessoas), pretendem “justificar moralmente” o facto de que milhares de crianças todos os dias morram na mais completa miséria. Pois, pois, “foram pessoas más noutras vidas”; “deus irá compensa-las”, blá,blá, blá...
enfim, se eu disser que deus está demasiado ocupado a chupar o pinto do diabo, e por isso não consegue atender essas crianças, serei rachado ao meio com um raio ou arderei para toda a eternidade? hehehe
quanto a dizer que Francisco de Assis foi o 1º ecologista é forçar a barra demasiado. eu até tenho admiração por ele, mas era tb um fanático delirante e anorético...

p.s.- a propósito, o nome Miguel é atribuído a um arcanjo e significa "que é como deus"... Essa hierarquia de anjos misturada com um imenso catálogo de "santos" é um claro sinal de que o paganismo acabou por triunfar numa Igreja que pretende oprimir vendendo uma mitologia morta.