segunda-feira, março 29, 2010




Tristes Trópicos
ou
Deus seja Lavado!

A diversão foi substituída pelo consumo,
Lá onde o sol é feminino.
Aqui em baixo outro rebanho passa...
Que luz é essa que o cega?!
Instrumentos de tortura portáteis
Pendem dos seus pescoços;
Balindo na cadência dos sinos,
Genuflectindo a cada mentira de altar...
Chhhhhiiiuu, cala a heresia
Para não provocar o estampido!
Há muito que a mente se erodiu
Sob o ordeiro pisoteio,
Que tudo leva de roldão.
A fé ganhou a pior aposta
Na tradição, autoridade e revelação.
Perdeu a inteligência e a verdade.

Na fronteira do território dos vampiros,
Eu ergo barricadas com os meus ossos
Que já só querem ser leitos de rios.
Vou seguir o caminho das águas.
Os sonhos que atem o meu espírito
Ao mangue, no limite do suportável;
Morena, não o podes pregar à oliveira,
Na esperança de que cresça em paz e sabedoria.
Até o cupim sabe que as árvores não crescem assim.
Eu nem fui convidado para o nascimento
Dos pensamentos que me malpariram,
Quanto mais para viver em tais sorrisos...
... E entra o trio eléctrico:
“Deus, tomando no cu
E o Diabo por cimaaaááááá
Ai, essas crentes de hoje em dia
É tudo pior [do] que putariaaaáááá ...
- E aí Braziuuuu, tira os pés do chãããão!!! “
Pomp-chiuomp-pom-pom-pom-pom...
... Bééééé, béééééé, béééééé, ....

Xando

Sem comentários: