segunda-feira, janeiro 25, 2010



Perturbações Espirituais
“No Brasil concentraram-se todas as formas de
obscurantismo da humanidade”- Diogo Mainardi

No Brasil a multiplicação de cultos segue as mais elementares regras da economia de mercado livre – incluindo o seu espírito de competição gananciosa. À semelhança de qualquer empresa que procura o seu nicho comercial, os cultos religiosos são moldados de acordo com as expectativas do público-alvo/potenciais clientes.
Por um lado, quase toda a gente no Brasil foi formatada na crença do deus das religiões abraâmicas e das respectivas patranhas de dúbia moral. Por outro, nesta sociedade impera um individualismo idiota e consumista. O truque é oferecer uma pletora de escolhas que não passam de ligeiras variações da mesma merda. Tal, pelo menos, teve como “benefício” refrear um pouco as ambições absolutistas da Igreja Católica (que continua a ser largamente maioritária, mas já não detém o monopólio das “almas”).
Não querendo negar os mais elevados desideratos que animam muitas pessoas religiosas, as religiões em si continuam engordando à custa da ignorância crédula, do medo sobrenatural, do preconceito, da hipocrisia e até das ambições mundanas dos seus líderes.
Recentemente deparei-me com uma notícia que ainda conseguiu me surpreender.
A devoção ao hedonismo fútil – entronizado pelo culto do corpo - cobrou a vida de mais uma brasileira. A mulher em causa, apesar de jovem e magra, já se tinha submetido a duas lipoaspirações. E, como diz o povo, “não há duas sem três”, quis repetir a dose - em nome da beleza. Só que, desta feita, tudo correu mal. A clínica de cirurgia estética da sua eleição não estava minimamente preparada para lidar com complicações médicas graves.
Provavelmente devido a uma reacção aguda à anestesia, esticou o pernil. Os seus últimos momentos nesta vida foram gastos a delirar, soltando uma algaravia de necedades de cariz religioso. (outra coisa não seria de esperar num país que, segundo as estatísticas oficiais, cerca de 99% dos seus habitantes acredita em deus, tornando a religião omnipresente até onde a Constituição o proíbe e soltando sobre a terra um exército de fanáticos.)
A versão – assinada em laudo médico - do acidente fatal, que a clínica responsável tentou impingir à família da vítima, foi que ela sofrera de “perturbações espirituais” (sic) que a levaram à morte!... Em que outro país este absurdo seria possível?!
Dá vontade de gritar: ó Cristo, vem cá abaixo ver isto! Aproveita e repete aquela tua pérola de sapiência “benditos sejam os pobres de espírito”...

Sem comentários: