terça-feira, setembro 05, 2006

A desinformação e a memória curta...

Por vezes o jornalismo ao serviço dos interesses corporativos e político-partidários “beneficia”da sensibilidade feminina bombeada por uma veia poética digna de uma Paula Bobone. No texto que Alice Nicolau escreveu no “Diário Popular” de 16/03/89 acerca dos eucaliptos, notem os paralelismos entre os preconceitos sociais extremamente fúteis (a exaltação de figuras esbeltas e de cor clara e o desprezo ao seu oposto) extrapolados ao mundo natural:
«Alta, magra, de crescimento rápido, folha pontiaguda, “double face”, verde claro, verde aveludado, esta é a árvore do futuro: o eucalipto. Baixa, atarracada, de copa larga, forma maciça, folha verde escura, rugosa, esta é a arvoredo passado: o sobreiro.
Com a primeira faz-se a sofisticada pasta de papel. Com a segunda cresce aquela coisa rugosa, grosseira, medievalesca, que dá pelo nome de cortiça.»

O Ministro da Indústria «O eucalipto é o nosso petróleo verde e é necessário à indústria da celulose. Temos que defender aquele importante recurso e quem está contra a plantação de eucaliptos são as forças que não querem o desenvolvimento industrial e o progresso do país.» (in “Diário de Lisboa” de 6/04/89)
«O governo não embala em paixões ecológicas, nem pactua com forças que querem impedir o desenvolvimento industrial, obstruindo a plantação de eucaliptos.» (in “Diário” 17/04/89)

os autarcas (que há decadas que têm o poder de vetar plantações de eucaliptais até 50 hectares) embarcaram cegos nesta eucaliptomania. Depois assumiram-se como vítimas de uma cabala pirómana...


A GNR servindo de pau mandado das empresas de celulose, que até instruiu os agentes da autoridade para elucidarem as populações sobre as vantagens dos eucaliptais (como aconteceu em Valpaços, por exemplo, onde os argumentos encomendados pelos seus patrões foi logo substituída or uma carga a cavalo, espancando aleatoriamente populares que se manifestavam pacificamente )

Onde é que esta gente diz agora ao ver o país a ser pasto das chamas?!...

PB

Sem comentários: