domingo, julho 20, 2008



Como supostamente terá dito o J. Cristo ao provar a beberragem amarga (que talvez servisse para simular a sua morte…) nos seus últimos momentos na cruz : «está consumado».

As lagoas do nosso paul acabaram de ficar completamente tapadas pelo jacinto-d’água e pela erva-pinheirinha (duas plantas aquáticas exóticas e que se desenvolvem como pragas por cá). Isso significa que toda a vida (autóctone) que existia sob aquelas águas está morta ou falta muito pouco para isso. Uma miríade de cadáveres a apodrecer numa charca sufocada ao sol de Verão irão agravar as consequências deletérias das plantas invasoras…

Suponho que a autarquia e o dono do paul poderão enfim soltar foguetes pela sua incúria. E que se lixe o grave desastre ecológico, pois se o jacinto-d’água agora até está florido. Da mesma forma, quando a Gama-slides Nunes e o Rosa do Céu se ajeitam para ir posar para eventos culturais, o que interessa é como ficam bem nas fotografias, pouco importando a podridão de carácter sob as aparências de revistas cor-de-rosa , dos que abusam do poder político para enganar, roubar, auto-promoverem-se e perseguirem vilmente todas as vozes dissidentes… O ordenado de apenas um dos gorilas que foram contratados para passar o dia a dormir no carro ao lado do reizinho-maçon, daria para ter custeado os trabalhos de remoção do jacinto-d’água e da erva-pinheirinha nas lagoas do paul, evitando mais este desastre ambiental – que , como sempre, vai ficar em branco…

Ao que me constou, até há muito tempo que está celebrado um protocolo com esta autarquia, a fim de auferir dos serviços de uma máquina especializada em limpar os espelhos d’água das referidas pragas. Mas estas intervenções – fundamentais – não dão votos, todos os sabemos…

(pelos vistos, em Alpiarça há um maior interesse público em noticiar cada vez que um escuteiro sai à rua fardado, ou que um jogador de futebol tem uma unha encravada…)

Deixaram morrer o paul, mas qualquer dia vão colocar uns observatórios de vida selvagem (a que, entretanto, morreu ou teve que fugir dali…) para as criancinhas (nos dias comemorativos com os fotógrafos da sua máquina de propaganda política a tiracolo…) irem respirar os gases tóxicos onde está a lixeira mal aterrada e a maior concentração de poluentes dos lixiviados e dos despejos incontrolados da ETAR… E ainda há uns “iluminados do capitalismo” (serão apenas ingénuos na sua ganância, ou mesmo uns filhos-da-puta egoístas ?...) que querem agravar a situação com o abate do sobreiral circundante e despejando naquela água já poluidíssima uma concentração ingente de pesticidas e de adubos de síntese química a fim de manter verdejante um dos mais absurdos (tanto do ponto de vista ambiental como ate de “viabilidade” económica) projectos de campo de golfe que já ouvi falar!...

Há mais de 3 anos que o programa RIPIDURABLE paga tachos a gente de duvidosa competência, para além de viagens ao estrangeiro, mas ainda não conseguiram explicar aos contribuintes alpiarcenses o que é que esse programa e o respectivo derrame de fundos trouxe de tão beneficioso ao paul. Andando no terreno ficamos com a impressão de que a resposta é nada…

p.s.- Ai querem continuar a ver fotos de vida selvagem neste blog, sem terem a generosidade de adoptar um cachorro amoroso (que, ainda por cima, já foi completamente recuperado)? pois então, talvez seja melhor pedirem ao autor(a) das fotos que estão nos outdoors à entrada de Alpiarça (onde antes estavam fotos que uma harpia me roubou…). Qualquer forasteiro pode constatar ao passar por cá que ditas fotos só seriam adequadas num vomitório romano….


Sem comentários: