segunda-feira, julho 16, 2007

«Se eu fosse rei de França não permitiria que nenhuma criança menor de doze anos entrasse em cidade alguma. Até essa idade, as crianças teriam que viver no campo, sob o sol, nos bosques, em quintas, na companhia de cães e cavalos, cara a cara com a natureza, que vigora o corpo, fortalece a inteligência, inspira a poesia na alma humana e desperta a curiosidade mais valiosa que todos os livros do mundo.»
«Dessa forma, as crianças aprenderiam a interpretar os ruídos e o silêncio da noite, e adquiririam a melhor de todas as religiões: a que Deus mesmo põe de manifesto em todas as suas gloriosas maravilhas. E ao completarem doze anos, fortes, com a mente despoluída e compreensiva, teriam já a capacidade para receberem instrução metódica que fosse adequado proporcionar-lhes, e que poderia então incutir-se-lhes com facilidade em poucos anos.»
«(…) A minha opinião é que a educação física deve ser o primeiro passo no desenvolvimento das crianças.» - Alexandre Dumas

«(…)Para compreender que o desaparecimento de uma espécie implica o descalabro de todo um ecossistema, é necessário um profundo conhecimento da natureza. Por isso penso que grande parte dos nossos problemas seriam superados se organizássemos a educação dos nossos filhos no campo, rodeados de animais e de plantas; a biologia deveria aprender-se a partir dos cinco anos de idade.» — Konrad Lorenz
«A meu ver, a finalidade da educação é revelar e desenvolver globalmente o que há de melhor na criança e no homem, quer se trate do corpo, da inteligência ou do espírito.» - Gandhi

« Normalmente considera-se que a universidade presta serviços à sociedade, ou que a sua actividade deva ser "relevante" para os problemas sociais. Essa ideia é justificável. Todavia, quando colocada na prática isso usualmente significa que a universidade presta serviços às instituições sociais existentes, que estão na posição de articular as suas necessidades e subsidiar os esforços para equacioná-las (...) O Pentágono e as grandes corporações podem formular as suas necessidades e subsidiar a maneira pela qual elas podem ser implementadas. Mas os camponeses na Guatemala ou os desempregados no Harlem não estão em posição de fazer o mesmo.» - Noam Chomsky (1973)
«A democracia e a liberdade, mais do que valores que devemos estimar, são essenciais para a nossa sobrevivência.» - Noam Chomsky «A instrução [formal] é ignorância imposta.» – Noam Chomsky«É um milagre que a curiosidade sobreviva ao que entendemos por educação formal.» (...) « Eu nunca ensino os meus pupilos; eu apenas tento criar as condições mais propícias para que possam aprender.» - Albert Einstein «Aprende-se mais e vive-se melhor sem educação formal.» – Bill Wetzel«A escola tornou-se antidemocrática. Tem por finalidade formar consumidores disciplinados para uma tecnocracia cada vez mais devoradora.» – Ivan Illich «A verdade é que as escolas não ensinam mais do que a obedecer ordens. (…)A educação deve estar ao serviço das famílias e das comunidades.» – John T. Gatto«Creio, sinceramente, que a única maneira válida de aprendizagem é o auto-didactismo.» – Isaac Asimov «Nunca permiti que a escola interferisse na minha educação.» (…)«Primeiro Deus fez os idiotas. Isso foi só para praticar. Depois fez os conselhos escolares.» – Mark Twain«Se ensinássemos as crianças a falar e a caminhar da mesma maneira como são instruídos nas escolas, provavelmente nunca aprenderiam.» – John Holt «O professor medíocre despeja informações. O bom professor explica. O professor excepcional demonstra. Mas os maiores professores inspiram.» – William Ward«É impossível ensinar seja o que for a alguém; os educadores apenas poderão ajudar outrem a encontrar dentro de si mesmos esse conhecimento.» - Galileo Gallilei «O feito mais importante da educação é ajudar os estudantes a tornarem-se independentes da educação formal.» – Paul Gray«Que melhor maneira para os jovens aprenderem a viver do que, sem mais delongas, experimentarem a vida real?» – Henry Thoreau


«Afinal o segredo da aprendizagem é simples: concentrem-se somente naquilo que amam, sigam esse objectivo, pratiquem-no, idealizem-no. E então compreenderão que a aprendizagem sempre esteve com vocês, consumando-se na prática.» – Grace Lliwellyn

Sem comentários: