«Se eu fosse rei de França não permitiria que nenhuma criança menor de doze anos entrasse em cidade alguma. Até essa idade, as crianças teriam que viver no campo, sob o sol, nos bosques, em quintas, na companhia de cães e cavalos, cara a cara com a natureza, que vigora o corpo, fortalece a inteligência, inspira a poesia na alma humana e desperta a curiosidade mais valiosa que todos os livros do mundo.»
«Dessa forma, as crianças aprenderiam a interpretar os ruídos e o silêncio da noite, e adquiririam a melhor de todas as religiões: a que Deus mesmo põe de manifesto em todas as suas gloriosas maravilhas. E ao completarem doze anos, fortes, com a mente despoluída e compreensiva, teriam já a capacidade para receberem instrução metódica que fosse adequado proporcionar-lhes, e que poderia então incutir-se-lhes com facilidade em poucos anos.»
«(…) A minha opinião é que a educação física deve ser o primeiro passo no desenvolvimento das crianças.» - Alexandre Dumas
«(…)Para compreender que o desaparecimento de uma espécie implica o descalabro de todo um ecossistema, é necessário um profundo conhecimento da natureza. Por isso penso que grande parte dos nossos problemas seriam superados se organizássemos a educação dos nossos filhos no campo, rodeados de animais e de plantas; a biologia deveria aprender-se a partir dos cinco anos de idade.» — Konrad Lorenz
«A meu ver, a finalidade da educação é revelar e desenvolver globalmente o que há de melhor na criança e no homem, quer se trate do corpo, da inteligência ou do espírito.» - Gandhi
« Normalmente considera-se que a universidade presta serviços à sociedade, ou que a sua actividade deva ser "relevante" para os problemas sociais. Essa ideia é justificável. Todavia, quando colocada na prática isso usualmente significa que a universidade presta serviços às instituições sociais existentes, que estão na posição de articular as suas necessidades e subsidiar os esforços para equacioná-las (...) O Pentágono e as grandes corporações podem formular as suas necessidades e subsidiar a maneira pela qual elas podem ser implementadas. Mas os camponeses na Guatemala ou os desempregados no Harlem não estão em posição de fazer o mesmo.» - Noam Chomsky (1973)
«A democracia e a liberdade, mais do que valores que devemos estimar, são essenciais para a nossa sobrevivência.» - Noam Chomsky «A instrução [formal] é ignorância imposta.» – Noam Chomsky«É um milagre que a curiosidade sobreviva ao que entendemos por educação formal.» (...) « Eu nunca ensino os meus pupilos; eu apenas tento criar as condições mais propícias para que possam aprender.» - Albert Einstein «Aprende-se mais e vive-se melhor sem educação formal.» – Bill Wetzel«A escola tornou-se antidemocrática. Tem por finalidade formar consumidores disciplinados para uma tecnocracia cada vez mais devoradora.» – Ivan Illich «A verdade é que as escolas não ensinam mais do que a obedecer ordens. (…)A educação deve estar ao serviço das famílias e das comunidades.» – John T. Gatto«Creio, sinceramente, que a única maneira válida de aprendizagem é o auto-didactismo.» – Isaac Asimov «Nunca permiti que a escola interferisse na minha educação.» (…)«Primeiro Deus fez os idiotas. Isso foi só para praticar. Depois fez os conselhos escolares.» – Mark Twain«Se ensinássemos as crianças a falar e a caminhar da mesma maneira como são instruídos nas escolas, provavelmente nunca aprenderiam.» – John Holt «O professor medíocre despeja informações. O bom professor explica. O professor excepcional demonstra. Mas os maiores professores inspiram.» – William Ward«É impossível ensinar seja o que for a alguém; os educadores apenas poderão ajudar outrem a encontrar dentro de si mesmos esse conhecimento.» - Galileo Gallilei «O feito mais importante da educação é ajudar os estudantes a tornarem-se independentes da educação formal.» – Paul Gray«Que melhor maneira para os jovens aprenderem a viver do que, sem mais delongas, experimentarem a vida real?» – Henry Thoreau
«Afinal o segredo da aprendizagem é simples: concentrem-se somente naquilo que amam, sigam esse objectivo, pratiquem-no, idealizem-no. E então compreenderão que a aprendizagem sempre esteve com vocês, consumando-se na prática.» – Grace Lliwellyn
Sem comentários:
Enviar um comentário