quinta-feira, setembro 03, 2009


«Nunca duvide de que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e determinados pode mudar o mundo. De facto, é só isso que o tem mudado.» - Margaret Mead (antropóloga)

Apesar de continuar a detestar o capital, tenho pensado em como é possível ganhar uma pipa de massa sem que isso signifique sujeitar outros seres a uma exploração indecente e causar danos graves ao planeta. Não é um problema com uma solução fácil, mas creio que encontrei uma resposta possível.
Recentemente descobriu-se que os cães conseguem detectar pelo olfacto células cancerígenas mesmo nos seus estágios iniciais – e com tanta ou mais precisão do que as mais sofisticadas e dispendiosas máquinas e o laboratórios de análises. Basta colocar uma pessoa de forma a que cães treinados (teoricamente qualquer cão saudável pode fazê-lo) a cheirem completamente. Simples, rápido, eficaz e barato.
Também está provado que os cães conseguem (de forma ainda não explicada pela ciência) prever (com uma antecedência de até 1 hora) quando é que os donos vão sofrer um ataque de epilepsia. Algumas pessoas que sofrem dessa enfermidade já não saiam de casa há anos e viviam em depressão. Tudo isso mudou radicalmente com a aquisição de um destes cães treinados.
Temos que considerar que em Portugal apenas existe uma escola profissional que treina cães-guias para cegos. A lista de espera é enorme…
Há ainda hospitais nos EUA que têm gatos a andar ao seu bel prazer (talvez não seja a expressão mais correcta) por todas as alas, pois aperceberam-se que, de alguma forma, a maioria dos gatos pressente quando é que os velhotes solitários estão prestes a esticar o pernil, e vão para junto dos moribundos fazendo-lhes uma preciosa companhia até ao momento fatal.
A apiterapia tem feito pequenos "milagres" onde a medicina convencional se mostra totalmente impotente, nomeadamente nos casos de esclerose múltipla.
Claro que a poderosíssima indústria farmacêutica, os que vendem máquinas para os laboratórios e a maioria dos médicos estão a envidar todos os esforços para desacreditar e boicotar o uso de animais nas situações supracitadas. Afinal, eles vivem mesmo da doença não da saúde…
Já imaginaram centros de terapia animal acessíveis a todos e eficazes que, simultaneamente, pudesse dar "emprego", reconhecimento social e donos extremosos aos bichos vadios?
Seria óptimo! Se ao menos tivesse o dinheiro para investir…

Sem comentários: