sexta-feira, dezembro 24, 2010



Mais um triste exemplo de como a Intelligentsia brasileira (para os crentes, tenho que assinalar a ironia?...) está fortemente empenhada em instituir neste país a mentalidade da Europa medieval.
Um apresentador de televisão chamado Datena – pseudojornalista popularucho e vaidoso (auto atribui-se o título de “voz do povo”); instigador de ódios preconceituosos; extremamente boçal (duvido muito que uma besta destas conseguisse emprego em alguma televisão européia...); vive de explorar a desgraça alheia, como o mais vil dos coprófagos (e como está obeso!), deleitando-se com a merda das assimetrias sociais, sem nunca atacar a raiz dos problemas - resolveu assumir publicamente o seu ódio irracional contra os ateus.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
MPF quer que Band se retrate por ofensas de Datena contra ateus .

O MPF (Ministério Público Federal) entrou com ação civil pública da Justiça para obrigar a TV Bandeirantes a exibir durante o programa Brasil Urgente uma retratação pelas declarações ofensivas do apresentador José Luiz Datena contra os ateus.

Durante a exibição de uma reportagem, no dia 27 de julho, Datena e o repórter Márcio Campos relacionaram o crime com pessoas que não acreditam em Deus. “...porque o sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites, é por isso que a gente vê esses crimes aí”.

Além disso, o apresentador atribuiu os males do mundo aos ateus. “É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mal. Se bem que tem ateu que não é do mal, mas, é ..., o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque não sei, não respeita limite nenhum”, disse.

Em todo o tempo em que a matéria ficou no ar, o apresentador associava aos ateus a ideia de que só quem não acreditava em Deus poderia ser capaz de cometer crimes. Datena ainda debochou dos telespectadores que assistiam ao programa: “Quem é ateu pode desligar a televisão, ou mudar de canal pois eu não faço questão nenhuma de que assistam o meu programa”.

O programa ainda realizou uma pesquisa interativa para saber a opinião da audiência sobre a relação entre violência e ateísmo. Diante de um grande de ligações que não concordavam com a tese do apresentador, Datena disse: “Muitos bandidos devem estar votando do outro lado".

Para o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, ao veicular as declarações preconceituosas contra pessoas que não compartilham o mesmo modo de pensar do apresentador, a emissora descumpriu a finalidade educativa e informativa, com respeito aos valores éticos e sociais da pessoa, prestou um desserviço para a comunicação social, uma vez que encoraja a atuação de grupos radicais de perseguição de minorias, podendo, inclusive, aumentar a intolerância e a violência contra os ateus.

“Evidentemente, houve atitudes extremamente preconceituosas uma vez que as declarações do apresentador e do repórter ofenderam a honra e a imagem das pessoas ateias. O apresentador e o repórter ironizaram, inferiorizaram, imputaram crimes, 'responsabilizaram' os ateus por todas as 'desgraças do mundo'”, afirma o procurador.

O procurador ainda ressalta que todos têm direito a receber informações verídicas, não importando raça, credo ou convicção político-filosófica, tendo em vista que grande parte da sociedade forma suas convicções com base nas informações veiculadas em programas de rádio e televisão.
Pedidos

Na ação, o MPF pede ainda que a emissora apresente um quadro com esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e da liberdade de consciência e de crença no Brasil, com duração de no mínimo o dobro do tempo usado para exibição das mensagens ofensivas. Segundo o MPF, Datena criticou os ateus durante mais de 50 minutos.

A Procuradoria quer ainda que a União, através da Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, seja obrigada a fiscalizar o programa.

Fonte: Última Intância
Postado por Hakoyama
http://ateus.net/humor/cartoons/anatomia-de-um-crente/

“Que se lasque quem não acredita em Deus”: Datena e Band são processados
Publicado em 13 de setembro de 2010 por Alenônimo


O Datena não aprende mesmo… No dia 09 de agosto, a ATEA enviou uma notificação extrajudicial à Band pedindo um direito de resposta por causa da sacanagem que o Datena fez com a gente no dia 27 de julho. No dia 17 de agosto, ele comentou na TV sobre a notificação e soltou muitas pérolas. O vídeo acima mostra o que aconteceu: ele tentou atacar os ateus, mostrar indignação, se defender dizendo que não ofendeu ninguém, dizer que poderia ocorrer o direito de resposta e afirmar lutar com Deus contra qualquer coisa, tudo ao mesmo tempo.

“Que se lasque quem não acredita em Deus… Quem não acredita em Deus geralmente não tem limites… Acho que a Band deve dar direito de resposta para a associação de ateus… Só faltava essa na minha vida agora… Nunca meti o pau em quem não acredita em Deus.”

No dia seguinte, ele voltou à programação normal e voltou a dizer que bandidos não tem Deus no coração. Sabe como é, né? Como não houve resposta à notificação extrajudicial, a ATEA pediu para o Nightmare entrar com ação de indenização contra o Datena no fórum de Taubaté. Parece que o Thomaz Eduardo Eurich protocolou ação também, em Curitiba, usando o modelo fornecido pela ATEA.

Bom, por enquanto é só. Vamos ver os desdobramentos dessas ações no futuro.

Fontes: ATEA, Folha Online.
Blog: http://ateusdobrasil.com.br/p/1886/


Datena dá pena…
Publicado em 14 de setembro de 2010 por Alenônimo


Saiu mais um vídeo do Datena comentando a sua “perseguição religiosa” no YouTube. Supostamente foi filmado do seu programa de ontem, dia 13 de setembro de 2010. O estranho é que o Datena não parece entender o que ele faz de errado.

Como sou um cara bacana, vou explicar aqui, caso ele queira ler e entender a coisa toda, o que tá acontecendo. Vou me basear somente no vídeo acima.

O primeiro problema, que pode ser visto no vídeo acima, é que o Datena afirma que uma pessoa religiosa não pode, não consegue, ser uma pessoa ruim. Supostamente a crença em Deus impediria a pessoa de cometer crimes devido às mensagens de paz e amor que a Bíblia contém. Esse é um erro grave não porque ele confia nos seus colegas de fé, mas porque dizendo isso ele assume que todos os bandidos que ele apresenta no programa simplesmente são pessoas sem fé e não religiosas. A resposta que eu dou é que ele vá até as penitenciárias e pergunte quantas pessoas lá já foram ateístas. Ele vai ver que a maioria das pessoas sempre teve uma religião e, ainda assim, cometeu crimes e está atrás das grades. Se ele dissesse que essas pessoas apenas não estavam seguindo os mandamentos de Cristo, até era aceitável pois essas coisas são passíveis de interpretações.

Depois, ele afirma que respeita o ateu e que aceita “que ele viva com a solidão dele” . Dá pra levar a sério uma mensagem assim? Ateus não vivem sozinhos, como se fossem eremitas morando em cavernas. Todo mundo vive em sociedade de maneira muito similar. Eu tenho família e amigos igual a maioria das pessoas. Isso mostra que ele tem um preconceito muito grande contra os ateus e não consegue esconder. Mas até aí tudo bem porque achar que ateus são solitários não é exatamente uma ofensa. Eu acho que crente evangélico não são pessoas que conseguem segurar a grana na carteira, por exemplo, e isso é um preconceito da minha parte mas tal afirmação não é exatamente um crime. Tenho certeza que os pastores até gostariam que a minha visão fosse a realidade.

Depois ele diz que os ateus que respeitam as leis dos homens ficam fora de suas críticas. Bom, é o que ele diz agora. Até ser processado, ele foi bastante categórico em afirmar que para cometer crimes era necessário ser ateu e que ser ateu necessariamente levava a pessoa a cometer crimes.

Então ele diz que os ateus não tem isenção pra fazer o que quer só por que não acreditam em Deus. Outro conceito errado. Ateus seguem as leis geralmente melhor que os religiosos e não vão pra cadeia em igual proporção. Nos Estados Unidos, 2% da população se diz ateísta, mas na população carcerária, somente 0,02% afirmam o mesmo. Ateus sabem que tudo tem consequências e que não adianta rezar pra não ir preso ou que tenha algum motivo para cometer um crime e esperar que Deus ache que tal crime tenha sido merecido e, portanto, que vá ajudar o criminoso a se manter fora da prisão. O caso do monsenhor que foi preso com dinheiro na cueca é um caso desses. Ele disse que Deus iria vingá-lo por ter sido dedado cometendo evasão de divisas. Um ateu nunca faria algo assim. Isso sem contar de casos de evangélicos matando a família por causa de dízimo ou patrões por acharem que eles tenham demônios no corpo.

Depois ele fala que os religiosos que matam pessoas “estão sob seu crivo de comentários”. Não é o que parece. Ele nunca fala em falsa religião ou em pessoas que distorcem os ensinamentos da Bíblia. Ele fala sempre em pessoas sem Deus no coração. Ele não vê um religioso criminoso como sendo religioso. Mais uma vez, um preconceito de sua parte.

Então ele fala que os ateus não vão calar sua boca de jeito nenhum e que está sendo perseguido religiosamente. Ele acha que os ateus o estão perseguindo por ele ser uma pessoa de Deus quando o problema mesmo é que ele está falando merda na TV. Eu não dou a mínima para o que ele pensa, mas no momento que minha avó tá assistindo o programa dele e ele diz que eu sou uma pessoa ruim por ser uma pessoa sem religião isso me ofende bastante. E se ele continuar ofendendo os ateus em público, nós vamos sim calar sua boca e tirar seu programa do ar. Entendeu? Pensar que ateus são ruins tá OK, mas dizer isso na TV não.

Logo em seguida ele diz que os ateus estão tentando fazê-lo deixar de acreditar em Deus também. Em primeiro lugar, isso é mentira. Eu não dou um centavo furado pelo que o Datena pensa. Ele pode ser crente o quanto quiser pois isso é puramente problema dele. É ele que tá apoiando uma instituição que defende pedófilos, não eu. Em segundo lugar, pessoas religiosas como ele é que estão tentando fazer os ateus acreditarem em Deus, pelos meios mais diversos. Ele mesmo não pára de martelar na TV que ateus são ruins e que as pessoas precisam ter Deus no coração. Se isso não é tentativa de converter, eu não sei o que é.

Depois ele tenta usar os números. “São bilhões de pessoas que acreditam em Deus”. E daí? Isso quer dizer que eu posso ser ofendido em público? Isso quer dizer que eu não tenho o direito de ser uma pessoa boa? Que houvesse só um ateu no mundo, você não pode chamá-lo de bandido se ele não for um bandido, só por causa do que pensa.

Por fim ele insiste, novamente, mais uma vez, de novo, again, que bandidos que cometem crimes hediondos não tem Deus no coração. Citou o caso de pessoas que mataram um bebê. Ele não fala nada de padre pedófilo, mas se falasse provavelmente diria que, apesar de passarem anos dentro da igreja e rezando missas eles não têm Deus no coração. Por que pra ele um religioso criminoso não é um religioso de verdade.

Bom… Ele comentou sobre o modelo de processo e as instruções que a ATEA disponibiliza. Achou sacanagem nossa facilitar os ateus que se sentirem ofendidos processá-lo.

PS: Desculpa, Datena. Você disse no dia 27 de julho para os ateus não assistirem ao seu programa. Foi mal aê!

Sem comentários: