quarta-feira, novembro 07, 2007

Um ténue sinal de esperança para o felino mais ameaçado do mundo

O Lince Ibérico sai do coma


As autoridades espanholas estão a divulgar uma situação de recuperação do Lince-ibérico no estado selvagem. Foi confirmada em Castela-La Mancha uma colónia de Linces estável e a crescer


Em 2005 os números oficiais mostravam a população de Lince-ibérico na sua pior situação de sempre, com apenas 150 exemplares entre Doñana e a Sierra de Andújar. Os linces sobreviventes já tinham os seus "BI" e eram "humanizados" com nomes como Gloria e Óscar.

No entanto, esta visão negativa para o lince foi travada devido ao facto de pela primeira vez ter ocorrido o crescimento da população na Andaluzia associado à confirmação da presença de uma colónia de Lince-ibérico estável em Castela-La Mancha e do sucesso do programa de criação do Lince em cativeiro. Apesar do seu número ser ainda pequeno e desta espécie continuar em perigo de extinção, o seu prognóstico é optimista, e segundo anunciou a Ministra de Meio Ambiente de Espanha, Cristina Narbona, "será fixado um prazo para tirar o lince deste clima comatoso."

A actual população presente em Castela- La Mancha (de 15 exemplares, entre os quais 6 são crias) foi avistada pela primeira vez em 2002 e desde essa data foi localizada em 45 ocasiões diferentes. Não obstante, a sua presença foi confirmada há um mês, altura em que foram divulgados vídeos da colónia.

Um dado a ter em conta é o facto de se saber que para além da recuperação em liberdade existe o plano de recuperação da espécie em cativeiro, em Doñana. Dos 60 animais reprodutores que se prevê criar até 2010, alguns irão ser enviados para Portugal para os seus próprios programas de recuperação do Lince. O Governo português já começou construir um centro no Algarve com o intuito de reintroduzir o lince em habitats que já ocupou. "O apoio é absolutamente indispensável para que o nosso projecto possa ser desenvolvido", admitiu ontem em Sevilha o ministro português do Ambiente, Francisco Nunes. Contando com a cooperação espanhola, Portugal apresentou ontem uma data para a libertação de linces no Algarve: 2019.

Fonte: Naturlink (06-11-2007)

Sem comentários: