sexta-feira, dezembro 01, 2006

Atenção que eu quero fazer uma ressalva.
É certo que eu não possuo os “direitos de autor” do nome Xando, nem é uma marca registada. Por isso, não me posso indignar pelo simples facto de que algum bloguista (certamente alpiarcense) recentemente tenha adoptado esse nome para o “seu” e-mail. Não obstante, tenho razões para considerar que se trata de um abuso covarde destinado a arranjar-me encrencas.
Quem quer que o tenha feito deve saber muito mais do que eu sobre informática (o que não é nada difícil…), pois, de alguma forma, teve acesso a um dos meus e-mails particulares que poucos dos meus amigos têm. Mais, várias pessoas vierem ter comigo para me fazerem queixas do mesmo, pensando que eu era o tal “Xando” que tem estado a enviar e-mails para endereços electrónicos que nem eu possuo. É estranho. Mas também é licito aferir que este comportamento se enquadra num padrão de guerrilha virtual bem sacana e covarde no seu anonimato que “incrimina” terceiros. Por ex., segundo e contou o JoãoSerrano, no final da sua conturbada ligação ao actual executivo camarário (de Alpiarça) alguém criou 2 e-mails com endereços extremamente parecidos com o que ele então utilizava, a fim de enviar(em) mensagens anónimas para os seus colegas da câmara que o denegriam vilmente e o intrigavam junto dos políticos no poder.
É o lado mais obscuro da democracia e desta fantástica ferramenta que é a Internet - mas que permite aos ratos de sempre agir com (quase) total impunidade. Há sempre pessoas com fracos valores morais que confundem liberdade com libertinagem.

O lado divertido é que uma amiga recente que foi vítima desta “brincadeira” asseverou-me estar disposta a dar um enxerto de porrada a quem anda a fazer este jogo sujo. É o supra-sumo da Nova Era: agora até tenho mulheres giras a proteger-me com os punhos!

Pode ser que esse tal novo “Xando” (da IOL, creio) não tenha más intenções (pois, pois,..). De qualquer maneira, aconselho-vos a fazer o mesmo que eu: nem sequer abram esses e-mails, apagando-os de imediato. (não se se trata de uma coincidência inocente, ou não, mas no mesmo dia em que abri pela primeira e única vez um desses e-mails manhosos, entrou-me um “cavalo de Tróia” no computador…)
Aproveitem o bom tempo e vão passear para o campo. Já agora, levem câmaras fotográficas para registarem as desgraças ambientais (sugiro uma visita à nossa zona industrial e ao Paul dos Patudos…).
Xando (o autêntico!)

Sem comentários: