segunda-feira, novembro 27, 2006

A harpia ferra os dentes num calcanhar de Aquiles...

Nunca Alpiarça teve um executivo camarário com uma “moral” tão rasteira e que se empenha tanto em destruir as vidas dos que ousam criticá-los. O tempo e a energia que gastam nessas tácticas execráveis (julgando esses merdolas que assim garantem o poder absoluto) se fosse investido em projectos de verdadeiro desenvolvimento sustentável (bem sabem eles o que isso é!), então Alpiarça seria mesmo um lugar agradável para se viver e um exemplo (pela positiva, para variar) em que todo o país poderia almejar.
Vou dar-vos um exemplo da injustiça vingativa que resulta do abuso de poder de quem (a vereadora) não tema menor ética nem cultura democrática.
Qualquer pessoa que me conhece minimamente sabe que eu com frequência utilizo o espaço Internet cá do burgo. Um dia qualquer, no início do Verão, quando o referido espaço tinha como monitor o Nuno Gaspar, cheguei lá com urgência de enviar um e-mail (o meu servidor em casa estava indisponível). Mas todos os computadores estavam ocupados e faltava muito para alguém deixar um livre. (Curiosamente, estava lá também a irmã da vereadora que, nesse preciso momento, consultava este blog…Que divertido!) Como um favor habitual que o Nuno Gaspar fazia a quase toda a gente, por um instante cedeu-me o “seu” computador. Por um azar do caraças, nesse momento surgiu o marido da vereadora (o tal que começou este sarrabulho todo entre mim e ela, ao lhe ir fazer a queixinha intriguista de que me tinha visto na companhia da Manuela Cunha dos Verdes, algo que a vereadora teve a ousadia de proibir até à coordenadora do RIPIDURABLE…). Ele lançou-me um olhar que dizia algo do género: «comia-te o fígado se te apanhasse num beco escuro!...» Eu respondi com um sorriso sereno que dizia «até podes tentar, mas olha que te lixas – de várias maneiras…» , e continuei com os meus afazeres.
Reparei que o seu olhar furibundo saltou de mim para o Nuno Gaspar. Soube logo que isso se iria traduzir em chatices para ele. Assim foi. Nas semanas seguintes apareceram por lá garotos protegidos da vereadora, ou ligados a ela por amigos comuns, que interrogavam incessantemente o Nuno sobre as suas ligações a mim e ao meu blog…Ainda por cima, o Nuno é meu vizinho e já somos amigos há muito tempo.
Mesmo antes desse incidente, eu tinha o cuidado de colocar textos em dias (ex.: domingo) e/ou a horas em que o centro Internet estava fechado. Tampouco consultava o meu blog quando lá ia. E até andei “desaparecido” durante uns tempos”, a fim de não lhe causar problemas. Ironicamente, tenho quase a certeza que o Nuno nunca teve pachorra sequer para ler este blog ou outros que tenham que ver com politiquices. Simplesmente não tem interesse nessas brigas.
Não obstante, sabia que a vereadora se iria vingar num inocente que estava numa posição frágil. Por todo o mundo, em qualquer regime despótico da história, o calcanhar de Aquiles dos presos políticos eram e são os seus entes queridos mais próximos. Percebem o paralelismo?...
Em breve o Nuno Gaspar foi chamado ao gabinete da vereadora que o cumulou com insinuações (que, aparentemente, poderiam aludir à sua ligação amistosa comigo) e com exigências de consultar a lista dos utilizadores do espaço Net. Logo a seguir, o Nuno, apesar de ser um funcionário excelente (é extremamente competente a lidar com computadores e simultaneamente um exemplo de simpatia, prestabilidade, dedicação e com valores morais sólidos, além de ter mão nos putos desordeiros sem ofender ninguém), como estava há vários a nos a recibos verdes, foi posto na rua.
A vereadora sabia perfeitamente que o Nuno, devido a ter ficado órfão de pai precocemente, teve que assumir responsabilidades adultas bem difíceis e, em todos os anos que trabalhou para a autarquia, nunca causo o menor problema e até fartou-se de poupar dinheiro à autarquia ao reparar à borla e com frequência os computadores do espaço net, oferecendo até material seu . Mas aquela tipa é completamente paranóica e, como tal deve ter ficado convencida de que o espaço net deveria ser um foco de agitadores-mirins, onde eu recolhia informações e conduzia o meu blog… Na verdade, quando lá estava o Nuno, aquilo parecia uma constante tertúlia sobre futebol e carros, e por isso não me apelava passar lá muito tempo, por mais simpático que me pareça o Nuno.
De realçar que escrevo esta denuncia á revelia do Nuno Gaspar. Creio que ele não ficará contente por isso, mas é algo que é preciso dizer-se e, ademais, ele já foi lixado.
Que FDPs!!! Isso, continuem a dar-lhes demasiado poder…
PB

8 comentários:

Anónimo disse...

Já existe mais um Posto Público de Internet em Alpiarça, com acesso grátis e fora do controlo do PODER !

É na "Música" !

2ªs a 6ªs das 19h às 23h.
Sábados das 14h às 19h.

Anónimo disse...

Cuidado porque ele pode não comer o teu figado, mas lembra-te que tens familia e essa e frágil, e depois do mal feito não vale a pena chorar não se volta atrás.
Pensa bem se vale a pena arriscar.

Anónimo disse...

Realmente o rapaz que está neste momento no Espaço Internet não é tão simpático como o Nuno, mas há que dar o desconto, pois é um simples estagiário.

xando disse...

Prefiro não fazer esse género de comparações, até porque, pessoalmente, não tenho razões de queixa do rapaz que veio substituír o Nuno. O que acho lamentável foi a forma como lixaram um excelente empregado.

Anónimo disse...

Tenham lá calma.... mas realmente não acham que era já altura de sair dali? Recibos verdes não é bom para ninguém... Há males que vêm por bem, e ao menos assim o gajo até se mexeu p outro lado... já que é tao bom, não vai ter dificuldade em arranjar um emprego melhor... lool... Tenho dito!

Anónimo disse...

O curioso é que ninguém do "PODER" tem a decência de se mostrar! Operam por agentes infiltrados (Os Patriots/Garotos da Vereadora segundo consta)! Temos uma CIA em Alpiarça agora...
O que era engraçado era termos também luz à noite em vez dos clássicos cortes! Mas para isso era preciso termos uma Câmara Municipal ou uma Junta de Freguesia...
P.S- O novo empregado "é um simples estagiário" é verdade, mas faz o trabalho que lhe compete.

Anónimo disse...

Bem esta discussão acaba de perder todo o sentido, visto o dito Espaço Internet já se encontrar encerrado.

Anónimo disse...

Desculpe. Você uma vez escreveu algures no seu blogue para se ter cuidado ao falar com a Xoutora Banda qu ela gravava as conversas indevidamente. Já passou por alguma experiencia dessas? Em que situação? Se não fosse muito incomodo informe-me em resposta a este comentário. Digo isto porque hoje no tribunal quando procediamos a um debate instrutório em que o xor Presidente da Câmara teima em querer ver-me responder por difamador sobre a malfadada história das visitas a sites porno na autarquia, era suposto ouvir uma entrevista minha dada à RCA e eis senão quando aparece na cassete uma conversa minha com a Xotora Banda, gravada sem a minha autorização e sem que eu tivesse sequer conhecimento que estava a ser gravado. Realmente esta prática de fazer gravações de conversas sem autorização se fôr bem espremida até pode e deve atirar com a Xora Adivogada Cruzes Credo com os costados para fora da Ordem dos Advogados. Agora começo a perceber todos os nomes e que se calhar ainda são poucos que tem aqui chamado a esta senhora.