Discordo da maioria dos pedagogos que consideram ser Educação Ambiental (EA) parte integrante da Educação Cívica e ponto final. A EA não se pode confinar a mandamentos (do género «não deitem o lixo para o chão», «abstenham-se de fumar junto de não fumadores» e «dêem prioridade aos peões nas passadeiras») que, acima de tudo, são noções básicas de higiene e civilidade. A EA é inalienável da EC, partilhando dos seus desideratos, mas transcende os seus limites, necessitando ir muito mais fundo e longe [do que isso], abrangendo todos os aspectos de convivência e tendo um papel preponderante na formação holística dos indivíduos – que inclui as orientações filosóficas, políticas e espirituais, baseadas no amor e no respeito pelo planeta como um organismo vivo que nos sustenta.
O principal problema que afecta a humanidade é de ordem espiritual; todos os outros, por maior que sejam, derivam deste. Teremos que reaprender a considerar sagradas todas as formas de vida.
O principal problema que afecta a humanidade é de ordem espiritual; todos os outros, por maior que sejam, derivam deste. Teremos que reaprender a considerar sagradas todas as formas de vida.
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