segunda-feira, novembro 01, 2010


Mitologia é o nome que damos às religiões dos outros.

— Joseph Campbell

Os crentes não acreditam nas religiões e nos deuses dos outros. Os ateus também não.

— desconhecido

Deus é um ser mágico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele, pois os ama.

— Steve Knight

O maior pecado contra a mente humana é acreditar em coisas sem evidências. A ciência é somente o suprassumo do bom-senso — isto é, rigidamente precisa em sua observação e inimiga da lógica falaciosa.

— Thomas H. Huxley

A religião nunca será capaz de reformar a humanidade, pois religião é escravidão.

— Robert G. Ingersoll

Sempre que a moralidade se baseia na teologia, sempre que o correto se torna dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas.

— Ludwig Feuerbach

Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus?

— Epicuro

A fé é um eufemismo para preconceito e a religião é um eufemismo para superstição.

— Paul Keller

A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada — que é todo o conceito — enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.

— Jason Stock

Os teólogos dizem: isso são mistérios insondáveis. Ao que respondemos: são absurdidades imaginadas por vós próprios. Começais por inventar o absurdo, depois fazei-nos dele a imposição como mistério divino, insondável e tanto mais profundo quando mais absurdo. É sempre o mesmo procedimento: credo quia absurdum [creio porque é absurdo].

— Mikhail Bakunin

A verdade nunca perde em ser confirmada.

— William Shakespeare

Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força.

— Hipácia

Sem comentários: