quinta-feira, janeiro 18, 2007

Ajude a Pôr Fim ao Massacre de Golfinhos em Taiji, no Japão
Todos os anos, cerca de 20.000 golfinhos e baleias de várias espécies são vítimas de um massacre horrível, em Taiji, no Japão, num autêntico banho de sangue que é o maior massacre comercial de golfinhos do mundo.
De Portugal, ajude a acabar com esta vergonha.
Por favor, escreva ao Embaixador do Japão em Portugal e peça-lhe que transmita ao Governo Japonês que os portugueses juntam-se aos restantes protestos vindos de todo o mundo contra este massacre, pedindo o seu fim imediato:



Embaixada do Japão em Portugal
E-mails: cultural@embjapao.pt, economia@embjapao.pt e ryoji@embjapao.pt
Av. da Liberdade, n.º 245 – 6.º
1269-033 Lisboa
Fax: 21 354 39 75


Exm.º Senhor Embaixador do Japão em Portugal,

Excelência,

Foi com profunda indignação que soube do brutal massacre anual de golfinhos e baleias que acontece no Japão. As imagens da água avermelhada pelo sangue destes animais claramente mostram ao mundo que o Japão tem pouco respeito pelo estado em que se encontram os oceanos do planeta, pelos animais que nestes vivem e pela conservação dos recursos marinhos que o estado japonês afirma querer proteger. Muitos estudos científicos mostram que os oceanos e a vida marinha estão em perigo. Devemos tomar todas as medidas que possamos para pôr fim à sobre-exploração dos oceanos e para proteger os animais que neles vivem. Estes golfinhos não pertencem ao Japão. Entre os golfinhos e as baleias que os japoneses matam, encontram-se espécies em risco de extinção. É também profundamente lamentável que o destino dado aos golfinhos que não morrem é virem a ser mantidos em aquários, delfinários ou em programas recreativos para que as pessoas possam nadar com golfinhos – lugares onde estes animais nunca deveriam estar. Além destes factores, os métodos utilizados para matar estes animais são imensamente cruéis: encurralar os golfinhos e depois matá-los de forma lenta e extremamente dolorosa com lanças, ganchos e afogando-os é algo de inqualificável.

Peço ao Governo Japonês que imponha um fim imediato e permanente a este massacre hediondo e inaceitável e peço a V. Ex.ª que transmita este meu firme pedido ao Governo Japonês.

Com os meus melhores cumprimentos,

Nome:
Cidade:
E-mail:

1 comentário:

xando disse...

Muito obrigado pelas palavras simpáticas. Lamentavelmente, não poderei responder no mesmo tom, desapontando as suas expectativas. Não sei onde foi buscar a ideia de que eu sou fã da literatura a que chama “gótico-vampírica”. Já nem me lembro se publiquei, ou não, neste blog um poema nessa “onda”, mas, caso não tenha percebido, era de cariz satírico, além de lhe faltar qualidade. (Foi escrito por brincadeira apenas durante uma viagem de comboio até Portalegre. É claro que para escrever aquela merda é necessário possuir bastantes conhecimentos sobre o assunto, mas eu tb estudo muito os textos sagrados das religiões abraâmicas – exactamente para poder fundamentar bem as minhas críticas corrosivas.) os únicos vampiros que me interessam são um par de espécies de morcegos da América latina, para além daqueles a que se referia o saudoso Zeca Afonso… Ademais, acho a Época Vitoriana (no Ocidente) especialmente abjecta, chata e pedante. Não é fácil encontrar boa literatura fantástica dessa época, embora tenha sido prolixa a produção desse género. Fico-me pelo genial Edgar A. Poe, e pouco mais.
O prémio ao concurso que gentilmente me convidou a participar tampouco me seduz, pois eu tenho um profundo desprezo por esse género de luxo. Prefiro mil vezes dormir ao relento. Numa bela ( e pouco ou nada humanizada) paisagem, tendo o céu como tecto, ou numa cabana bem rústica.
O importante é que, independentemente do estilo literário de eleição, sejamos creativos, críticos e informados.
Um abraço