sexta-feira, agosto 24, 2007



PB

2 comentários:

Vitor Lopes disse...

Gosto imenso destas fotos.
Ando a trabalhar para tentar fazer igual.
Parabéns

xando disse...

Obrigado pelos elogios.
Espero que não queiras mesmo «fazer igual» (sic) ao que aqui tenho apresentado. (Não te preocupes, eu sei o que queres dizer para além da interpretação literal.) É que eu demorei muito tempo a desenvolver um estilo pessoal de trabalhar a luz e aproximar-me da bicharada sem os incomodar.
A minha principal vantagem é que eu ando muito mais no campo do que tu e dedico bastante tempo à observação e estudo das criaturas silvestres (mesmo daquelas para as quais não tenho recursos suficientes que me permitam fotografá-las). Por outro lado, tu e outros ribatejanos amantes da natureza e da fotografia (existirão mesmo?! Se sim, devem ser mais raros do que gambozinos!) têm à porta o Paul dos Patudos (ou o que resta dele…), que é um grande manancial de inspiração. Se não se juntarem e reivindicarem bem alto a salvaguarda desse rico e raro património natural, muito em breve não passará de uma imensa pista para veículos todo-o-terreno, ao lado de um campo de golfe - sem a menor viabilidade económica e ecológica -, por entre montes de lixo… É para aí que pendem as vontades dos políticos locais. (pelo menos um deles, ao ver estas fotos deve estar-se a roer toda por não poder destruir os originais como fez aos slides que me roubou…)
Para quem quer tirar boas fotos de natureza, parece-me que é indispensável ter o seguinte (exposto por ordem de grandeza):
- Paixão;
- Respeito;
- Perseverança;
- Paciência;
- Conhecimentos (tanto dos temas que deseja fotografar, como do equipamento que utiliza);
- Equipamento de qualidade.